sábado, 3 de novembro de 2007

Explorando a selva... (versao brasileira: Erbert Richard)

Acabamos de chegar agora a pacata cidade de Pokhara, depois de uma semana na "jungle".
Vamos dar seguimento a um pequeno trailer que vos vai conduzir pelas maravilhas que vivenciamos nestes ultimos dias. Apertem os cintos.............

Ao fim de uns dias a deambular pela atarefada e turistica cidade de Kathmandu, ja nos suspiravamos por contacto com a natureza. Como nao somos raparigas de deixar as coisas por fazer, tomamos uma atitude selvagem e apanhamos um onibus para a selva! Saimos no sul do Nepal e ai exploramos o Parque Nacional de Chitwan.
As nossas expectativas nao eram muito elevadas: tinhamos ouvido dizer que, por ser o parque mais conhecido e visitado do pais, esta zona estava sempre recheada de turistas.

Depois de umas seis horas a percorrer montes e vales aos saltinhos no autocarro (apesar das estradas esburacadas, as viagens neste pais sabem sempre bem, passamos o tempo deliciadas com paisagens incriveis) chegamos a primeira paragem, de onde tinhamos de apanhar um taxi para a aldeia de Sauraha. Ja tinhamos decidido para onde ir e em que hotel ficar quando alguem de outro hotel vem ter connosco e nos oferece transporte para a aldeia. Precos bastante baratos, nem tivemos de regatear. "Se nao gostarem do resort nao tem que pagar taxi e ficam logo em Sauraha". Convencidas, aceitamos a boleia e la seguimos para o Hotel Forest Resort.

Comecamos por ser surpreendidas pelo sitio, pela incrivel calma que os campos de arroz em volta transmitem, pelo caracter ainda genuino tanto da paisagem como das pessoas. Quando chegamos ao Resort, passamos por um jardim florido, entramos numa cabaninha confortavel e bem limpa e pensamos "se calhar vamos ficar ca mais do que dois ou tres dias".

O Forest Resort e gerido por um suico, o Adrian, e um Nepales, o Deepak, que compraram as instalacoes ha cerca de dois meses. Ao fim de 20 meses a viajar pela Asia, o Adrian resolveu aceitar a proposta do seu recente amigo Deepak para assentar em Sauraha e investirem os dois num resort em conjunto. O ambiente era muito familiar e acabamos por nos sentir mais em casa de amigos do que propriamente num hotel. O saldo final foi uma estadia de sete dias, novos amigos e uma grande vontade de voltar.

Entre passeios de bicicleta e de canoa, exploramos o parque de Chitwan participando em muitas outras actividades...

Uma das actividades que fizemos foi passar uma noite numa torre no meio da selva. As nossas companhias foram o Deepak, o Adrian (na foto), um casal de suicos, um dos guias do resort e muitas piadas, gargalhadas e boa comida nepalesa (nota: ficamos a saber que o humor suico inclui muitas piadas com portugueses) .
Ah, e ainda fomos observadas por alguns animais. O chato foi quando quisemos ir a casa de banho (que ficava no piso terreo) e nos apercebemos que existia a possibilidade de nos defrontarmos com um animal selvagem, nomeadamente um tigre ou um rinoceronte. Viva a lanterna!!!

Num outro dia fomos fazer um passeio a pe pela selva. Ao inicio eramos seis mas acabamos por nos separar e ficamos so nos as duas com Tilak, o guia. Passadas umas duas horas de ardua caminhada, ele para e aponta para um arbusto. E entao que vemos passar por nos um rinoceronte a correr. O Tilak resolve seguir o animal mas dois metros a frente apercebe-se que este ja tinha dado pela nossa presenca e estava em posicao de ataque. Foi ai que ele teve a sensata atitude de nos levar dali para fora. E la saimos de fininho. Viemos mais tarde a saber que o rinoceronte e um dos animais mais perigosos da selva (mais ainda que os tigres) sendo frequente haver ali ataques por parte destes a pessoas.

Aqui temos o nosso amigo Rhino, que voltamos a ver - desta vez a salvo - de cima de um elefante. Parece pacifico, nao parece? Mas aquela carapaca tem uma razao de ser!

Nos em cima de um elefante. Nao se percebe mas se nos dizemos e porque e verdade! Atras podem ver as cabecas das australianas que nos acompanharam no safari.

Para os mais desconfiados aqui vai a derradeira prova, andamos mesmo de elefante. E nao, o elefante nao tinha duas trombas, e um outro que se escondeu atras do nosso para a fotografia.

A Laura a guiar um elefante e a Catarina em cima dele a temer pela vida. Esta foto foi tirada pelo verdadeiro condutor do elefante que, como se pode comprovar pela qualidade da fotografia, escolheu a profissao certa...

Para alem de passearmos na selva com elefantes, eles tambem nos deram uns belos banhos, o que, a hora de calor, soube mesmo muito bem!

Curioso e que nesse mesmo rio onde tomavamos banho, conseguiamos vislumbrar de vez em quando crocodilos a tomar banhinhos de sol... Sim, dissemos coisas como: "Vou so ali tomar banho. Se vires algum crocodilo avisa-me!"

Momento bucolico: para relaxar de tantas aventuras diarias acabavamos as tardes a observar este maravilhoso por do sol. Chitwan ja deixa saudades...