terça-feira, 28 de agosto de 2007

La ida a las vacinaciones

Quando se decide viajar para certos cantos do planeta há etapas importantes a cumprir. Uma delas é a passagem pela designada "consulta do viajante", à qual se segue geralmente a aquisição de toda uma vasta panóplia de medicamentos destinados a prevenir e/ou combater mil e uma possiveis maleitas. O sadismo inerente a este processo conduz com frequência o pobre do viajante a uma segunda etapa: a ida ao posto de saúde. E para quê? Para se proceder à vacinação da triste alminha aventureira.

Há que ter em conta que a quantidade de picadelas a que se é sujeito se encontra dependente de dois factores:
1. As sagradas inscrições que se encontram na Biblia Amarela (mais conhecida por Boletim de Vacinas);
2. O nivel de sadismo do Senhor(a) Doutor(a) que tão amavelmente nos atende na consulta do viajante.

Ora foi com um grande peso na alma que constatámos que nenhuma de nós soube guardar e acarinhar o precioso tesouro que é o Boletim de Vacinas. "Sabe quais as últimas vacinas que tomou e quando as tomou?". "Não faço ideia". Tétano? Febre amarela? Tifo? Hepatite A e B? "O melhor é voltar a tomar todas. Não, não há problema de repetir se já tomou alguma destas". Não sei qual de nós sofreu mais de suores frios ao ouvir tão atemorizante sentença. "Já agora, tendo em conta que vão andar uns tempos pelo sul da Ásia, que tal também uma para a Encefalite Japonesa?"

2 comentários:

Filipe Roque disse...

Wow!
Pensava que fazer as malas para 3 meses e mais era a fase mais dificil das preparações para a grande viagem... afinal não...

eu pessoalmente olho para o lado antes de ser picado, mas continuo a prefirir 10 para o tétano do que 1 de anestesia no dentista.
Vacinas e gengivas são duas palavras que para mim não vão bem juntas.

CORAGEM MENINAS! VAI VALER A PENA!

Nuno Loução disse...

De facto.

Apraz-me revelar também que se levarem uma combinação de vacinas ao mesmo tempo, vão passar uns dias com uma moca desgraçada. O que é bom pois permite-vos abstrair do principal problema que afecta os EUA e o sul do Canadá (e consequentemente o resto do mundo, quer queiramos ou não), uma invasão de porcos selvagens mutantes. Pulhas!!

Sem mais, beijos.