segunda-feira, 15 de outubro de 2007

As surpresas de Bodhgaya

No Bihar, estado em que nos encontramos, o Verao so termina em finais de Outubro. O que quer dizer que estamos numa permanente estufa.
Pelas 14h30, estavamos nos a derreter debaixo da ventoinha quando faltou a luz. O quarto transformou-se numa sauna e resolvemos cometer a loucura de sair a rua para procurar alimentos. Fomos para um dos poucos restaurantes com gerador, essa bela invencao que permite a um ser humano recuperar alguma restia de energia aqui por estes lados.

Estavamos nos ainda a recuperar da semi-desidratacao provocada pela falta de electricidade, quando uma "ocidental" se sentou na nossa mesa (e interessante experienciar esta cumplicidade entre pessoas aparentemente ocidentais: cada vez que nos cruzamos com alguem mais esbranquicado, com ar de turista, segue-se um simpatico cumprimento acompanhado de um olhar de mutua compreensao). A Joanna era finlandesa e logo nos falou na meditacao Zenzai do mosteiro japones. Ficamos curiosas e resolvemos acompanha-la.

Comecou ao por-do-sol, a escutar o som dos passaros la fora. Um eco de pensamentos persiste em vir ao de cima. Talvez ainda precisemos de treinar um pouco mais estas nossas mentes ocidentais...

"Let your mind free", foi o ensinamento final do monge japones que guiou a nossa meditacao.

3 comentários:

Rui disse...

Let your mind free...ou como dirá a Laura o que sera, sera! esses monges ainda vão aprender umas coisas ctg.

Já vos tou a imaginar a abanarem-se com mensagens hindus por causa das tórridas temperaturas :p

Beijos

Anónimo disse...

Tens de perder mais tempo a escrever. Menos passeio, mais trabalho. Deve ser dificil não cagar pa isso mas pronto.
Ainda não percebi é como é pa arranjar net aí, e já tentei mais q 1 vez imaginar um cybercafé na india ou n bangladesh (ou monhé para simplificar, pq n sei onde estás) mas não dá. Felicidades e cumprimentos desdenhosos e pouco sinceros meia-irmã, Boas viagens!

Anónimo disse...

mae disse... Estou com vontade de fugir daqui, e farta de ter a casa vazia... Fiquem com Deus